| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

nuvens

Page history last edited by PBworks 16 years, 11 months ago

O que são Nuvens?

As Nuvens são massa gasosa formada pela atmosfera. É visível devido ao seu estado de condensação. Graças a este, uma massa gasosa ao se transferir de uma região quente a outra mais fria se altera. Assim, o vapor d'água, que nela se encontra, dá formação às nuvens. Esta condensação se constata através de partículas sólidas denominadas núcleos.

As nuvens são compostas por milhões de gotículas de água suficientemente pequenas para se manterem suspensas na atmosfera. Essas gotículas são a parte visível das nuvens, que são, no entanto, compostas sobretudo por ar em movimento (é usual que as gotículas representem pouco mais do que 1% da composição de uma nuvem) .

 

A quantidade de vapor de água (ou seja, a umidade) que pode existir no ar é limitada. Existe um valor máximo de vapor que o ar pode conter a uma dada temperatura e pressão. Quando o conteúdo de vapor de água é o máximo, diz-se que o ar está saturado. A partir dessa situação, se a temperatura baixar, passará a haver mais condensação do que evaporação e formar-se-ão gotículas de água em maior número. É o que se passa quando a elevação de ar úmido na atmosfera o faz arrefecer e ficar saturado.

 

As gotículas de água das nuvens são suficientemente pequenas (com diâmetros que podem ir de 1 a 30 mícron*) para se manterem suspensas na atmosfera. As partículas de maior peso e dimensão (com diâmetros entre 0,2 a 5 mm) que dão origem à precipitação são geradas pelo efeito combinado do processo de crescimento dos cristais de gelo e da colisão e fusão de gotículas.

 

Embora em menor número, os cristais de gelo crescem muito rapidamente à custa das gotículas presentes. É um processo muito eficiente porque há muitas gotículas para "alimentar" cada cristal. À medida que crescem, os cristais vão ficando mais pesados e caiem em direção ao solo, sob a ação da gravidade, quando o seu peso já não pode ser suportado pelos movimentos de ar ascendente.

 

*Mícron – corresponde a milésima parte do milímetro.

Comments (3)

Anonymous said

at 4:19 pm on Oct 15, 2006

Cristiane e Rosimar :Complementei o primeiro paragráfo sobre o texto das nuvens, verefiquem se ficou bom.Coloquei a bibliografia de onde tirei.

Anonymous said

at 5:24 pm on Oct 18, 2006

Ficou bom!

Anonymous said

at 2:07 pm on Apr 4, 2007

Este texto esta bem completo explicando o que são as nuvens.

You don't have permission to comment on this page.