| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Chuvas Artificiais

Page history last edited by PBworks 16 years, 11 months ago

CHUVAS ARTIFICIAIS

 

A solução encontrada pelo engenheiro Takeshi Imai, do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), foi fazer chover. Imai começou a lidar com a natureza como vilão. Dono de uma empresa de pulverizadores na década de 1970, ocupava-se em jogar inseticidas nas palntações. Mais tarde, passou a produzir motosseras. Após testar um modelo potente cortando um pé de jacarandá com mais de 200 anos, arrependeu-se, guardou a máquina e mudou de ramo. Em 1979, passou a estudar e pesquisar métodos para produzir chuva artificialmente. O processo é simples.

Um radar meteorológico detecta as nuvens. A partir daí se inicia a Operação Pajé: um avião bimotor carregado de água potável entra na nuvem e, em vôo cego (sem pontos de referência visual), semeia para produzir chuva. Coletando um milhão de gotículas de nuvem, faz-se uma gota de dois milímetros. Essa gota pesa e cai. Em outras palavras: chove. De acordo com Imai, para cada litro de água potável semeada obtém-se, com chuva, quantidade suficiente para abastecer 15 mil caminhões pipa. O custo é baixo. Às vezes, em um único vôo, pode-se provocar quatro ou cinco chuvas. Entre os anos de 2003 e 2004, as chuvas artificiais, que por enquanto só acontecem no Sistema Cantareira e em Santa Catarina, foram responsáveis por 31% das precipitações que abasteceram o complexo São Paulo.

Recentemente Imai passou a estudar também o crescimento das nuvens. dessa forma, quando a nuvem encintrada ainda é muito pequena, ele provoca seu cresimento artificial por meio da mesma tecnologia. Em seguida, faz novo sobrevôo para "fazer a chuva".

Apesar de ainda não haver estudos conclusivos a respeito das possíveis consequências causadas por essas modificações, Imai garante que são mudanças conscientes que visam restaurar os estragos já feitos pelo homem.

Comments (3)

Anonymous said

at 2:15 pm on Apr 18, 2007

Seria legal colocar a fonte da informação. Mas acho bastante interessante sim as Chuvas artificiais....tbm podíamos ver como eles fazem na região de Fraiburgo para dissipar as nuvens com possibilidade de granizo.

Anonymous said

at 2:18 pm on Apr 18, 2007

o q é Sistema Cantareira?

Anonymous said

at 2:26 pm on Apr 18, 2007

You don't have permission to comment on this page.